Ori.
- Orisa individual. Somente através da Ori é que podemos chegar ao nosso Orisa. É na Ori que está contido o destino do ser que nos é revelado por Orunmila Ifá. Orisa mais importante na vida do ser e para os próprios Orisa. É o primeiro Orisa há ser louvado antes de qualquer outro, sem Ori não há Orisa.
- Ori ni a babo ki a to bo Orisa. Ori deve ser cultuada antes de qualquer Orisa.
Ajala.
Ajala é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o Ori e o Odu - signo regente de nosso destino, o qual escolhemos antes mesmo de nossa concepção, determina nossa fortuna ou atribulações na vida.
Ajala, embora notável em sua habilidade, não é muito responsável e, por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer-se de colocar alguns acabamentos ou detalhes desnecessários, como pode, ao levá-las ao forno para queimar, deixá-las por um tempo demasiado ou insuficiente.
Tais cabeças tornam-se assim, potencialmente fracas, incapazes de empreender a longa jornada para a Terra, sem prejuÃzos. Se, desafortunadamente, um homem escolhe uma dessas cabeças mal modeladas, estará destinando a fracassar na vida.
Durante sua jornada para a terra, a cabeça que permaneceu por tempo insuficiente ou demasiado no forno, poderá não resistir à ação de uma chuva forte e chegará mais danificada ainda. Todo o esforço empreendido para obter sucesso na vida terrena terá grande parte de seus efeitos desviada para reparar tais estragos.
Pelo contrário, se um homem tem a sorte de escolher uma das cabeças realmente boas, tornar-se próspero e bem sucedido na terra, uma vez que sua cabeça chega intacta e seus esforços redundam em construção real de tudo aquilo que se proponha a realizar.............