top of page

Nossa iniciativa em abrir este site, surgiu de observarmos diariamente a necessidade que muitos têm em esclarecer dúvidas sobre vários aspectos da religião do Orisa, principalmente no que diz respeito ao merindinlogun (jogo de búzios). Pelos diálogos formados, vemos nitidamente o quão grande é o número de iniciados totalmente desconectados da real simplicidade que é o culto, além de, seja por interesse próprio de terceiros, ou outro motivo qualquer, pessoas se fundamentando cada vez em conceitos totalmente errôneos que, nunca fizeram e não farão jamais parte da realidade do culto.
É inaceitável que em tempos atuais, ainda encontremos pessoas que fazem a leitura das quedas do merindinlogun (jogo de búzios) por meio da fenda feita pelo homem, a qual presta-se somente para conceder melhor apoio à concha sobre a superfície que foi lançada.
Como se não bastasse ainda há quem faça uso dos números constantes da data de nascimento da pessoa para dizer o odu da pessoa, isto para nós é numerologia e não oráculo tradicional pertinente ao culto de Orisa.E a ausência de obi bata (obi de quatro gomos) durante rituais, nos quais, não poderia deixar de lado tão importante elemento. Elemento este que consiste em oráculo preciso para diálogo com as divindades e diversas orientações para o dia a dia do ser.
Muitos ainda fazem uso deste fruto/semente sem sequer saber o devido procedimento para extrair as ofuwas e a sua destinação e, menos ainda sabendo como interpretar as quedas de acordo. Com o obi também é possível a interpretação de odu.Também nos causa espanto ao vermos certos adimus (comidas) oferecidas às divindades. Orisa merece receber tudo do bom e melhor, é evidente, porém há casos onde exageram e criam grandes desperdícios desnecessários, esquecendo-se que há comida desperdiçada alimentaria a boca de muitos.
Todos estes aspectos apontados acima, nos motiva levar a presente proposta àqueles que querem algo mais palpável e tradicional.

bottom of page