top of page

Eji Ogbe.

  • Foto do escritor: egbeodulaje
    egbeodulaje
  • 10 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Otoo-too-too,

Otoo-too-too,

Separadamente vivemos em nossas casas,

A sabedoria com que criamos nossas casas,

Não é tanto como vivemos nessas casas.

Estas foram as declarações de Ifa para Orunmila,

Quando quatro Ajoguns invadiram a cidade de Ile-Ife.

E ele os evacuou sem sucesso.

Eles simplesmente se recusaram a sair.

Ele foi aconselhado a oferecer ebo,

Após a realização,

Em pouco tempo, não muito tempo depois,

Vamos nos reunir na neblina do sucesso abundante.

Os habitantes de Ile-Ife estavam sobrecarregados com os problemas causados ​​pelos Ajogun. Esses Ajogun eram Iku (morte), Arun (doença), Ejo (contendas) e Ofo (perda). Quando todos os esforços para tirar o Ajogun falharam, eles procuraram Orunmila para obter ajuda.

Orunmila começou a trabalhar, mas todo esforço foi em vão. Frustrado, Orunmila decidiu deixar Ile-Ife para nunca mais voltar. Em seu caminho para Ile-Ife Orunmila conheceu alguns de seus ex-alunos, eles eram Amosu e Amore. Eles perguntaram o que havia de errado. Orunmila explicou a eles sua incapacidade de tirar os quatro Ajogun de Ile-Ife, causando problemas para os habitantes da cidade de Ile-Ife.

Os dois discípulos Amosu e Amore persuadiram Orunmila a não desistir. Eles prevaleceram sobre ele, para que ele os deixasse ir consultar Ifa. Ele concordou, juntos eles foram para o grupo de Awo. Esses Awo também eram ex-alunos de Orunmila. Eles consultaram Ifa e Eji-Ogbe foi revelado.

O grupo de estudantes garantiu a Orunmila que os Ajogun seriam expulsos e que em seu lugar estariam Ire de Aje (riqueza), Aya (esposas), Omo (filhos) e Ogbo (longevidade). Orunmila foi aconselhado a oferecer Ebo. Ele obedeceu. Depois disso, foi aconselhado a levar 4 orogbo e quatro pimentas-da-índia em seu casulo em um cruzamento de 4 vias. Ele obedeceu. Após o sacrifício, Orunmila pegou as pimentas e as nozes amargas e as jogou nas laterais das 4 estradas junto com Amosu e Amore. Quando eles alcançaram o cruzamento das quatro estradas, eles encontraram Iku, (morte) Amosu e Amore disseram que devia jogar uma cola amarga e uma pimenta em sua vagem até a morte. Ele fez isso.

Imediatamente esses ingredientes colidiram com a morte, ele começou a fugir. Amosu e Amore disseram a Orunmila para segui-la. Todos os três fizeram. Logo depois que a morte caiu. Quando eles chegaram onde a morte havia caído em vez da morte, eles encontraram muito dinheiro. Orunmila ficou surpreso. Amosu e Amore disseram a Orunmila que a morte era a dona da riqueza. Disseram-lhe que qualquer pessoa que buscasse riquezas sem consideração era um candidato seguro à morte, a morte final, aliás.

Eles voltaram à encruzilhada e encontraram Arun (doença). Orunmila jogou as duas sementes nele. Ele começou a escapar. Eles o seguiram. Logo a doença (Arun) caiu no chão. Quando eles chegaram onde Arun (doença) havia caído, eles encontraram a esposa. Amosu e Amore disseram a Orunmila que a esposa era a dona da doença. Eles disseram que se qualquer homem não tivesse controle sobre seus desejos, ele seria um candidato seguro para a doença.

Eles voltaram à encruzilhada e encontraram Ejo (contendas). Eles jogaram as duas sementes nele também. Ele correu. Eles o seguiram. Ejo caiu. Quando chegaram ao local onde Ejo cai, encontraram filhos. Amosu e Amore explicaram a Orunmila que a contenda é a dona das crianças. Disseram que no momento em que uma pessoa amadurece, ela procura um marido adequado. Ele ou ela vai conversar. A própria conversa é uma forma de contenda. Demorou muito para conseguir uma esposa de sua preferência, a contenda ficará mais consistente. Depois que ele ou ela escolher, haverá uma contenda sobre gravidez e parto. Se a esposa não engravidar, a contenda será maior do que nunca. A contenda trará outras pessoas para a casa do casal, como especialistas em casa, conselheiros, parentes e outros.

Quando a mulher finalmente consegue engravidar, haverá mais "contenda". Quando a mulher finalmente deu à luz, a "contenda" aumenta em dobras.

Pegar uma criança e ensiná-la a falar e se comportar corretamente é um assunto sério. Levá-lo à escola e completar seus anos de estudo, viajar e celebrar os triunfos e conquistas do menino envolve "contendas". Não ter um filho não exclui ninguém de ter ou estar envolvido na "contenda".

Eles voltaram para a encruzilhada e encontraram Ofo (perda). Orunmila jogou para ele as duas últimas sementes e ele as pegou nos calcanhares. Eles o seguiram. A perda caiu. Quando chegaram ao local onde caiu a perda, viram a Longevidade.

Amosu e Amore disseram a Orunmila que a perda é o dona da longevidade. Eles disseram que se uma pessoa era muito velha, ele ou ela deve ter experimentado perdas terríveis - perda de memória, entes queridos, energia, vitalidade e assim por diante. Aqueles que terão que enterrá-lo serão os que mostrarão sua sepultura a outros.


Orunmila voltou para Ile-Ife um homem feliz. Ele estava feliz por ter cumprido sua missão. Foi assim que Orunmila foi capaz de expulsar o Ajogun de Ile-Ifé.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Orunmila Ifá.

Orisa da sabedoria e do destino. A inteligência humana é muito eficiente para interrogar, mas pobre para responder. Todo mundo tem...

 
 
 

Comments


bottom of page